domingo, 16 de fevereiro de 2014

DURANTE ESSE MÊS A CRECHE ESTÁ NO PERÍODO DE ADAPTAÇÃO, NO ENTANTO  TODA EQUIPE REALIZOU O PLANO DE AULAS .

Justificativa:

Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.

OBJETIVOS

- Envolver as famílias que chegam à escola pela primeira vez num clima de acolhimento, segurança, cuidado e afeto.
- Incluir as crianças na construção do espaço e do tempo da escola (rotina)
- Acolher as singularidades de cada criança e incluí-las no desenvolvimento das situações planejadas.

Conteúdos:
§ Identificação das pessoas suas funções no ambiente escolar;
§ Conhecer o espaço físico e a rotina da escola;
§ Construção da própria imagem e da identidade;
§ Valorização positiva da própria identidade;
§ Elaboração oral e coletiva de regras de convivência.
Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida da escola;
§ Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;
§ Situar-se e orientar-se nos espaços físicos da escola;
§ Reconhecimento dos espaços que são de seu uso;
§ Manifestação das próprias necessidades, vivências, emoções e sentimentos;
§ Aceitação da separação;
§ Hábitos de autonomia com seus pertences.
Conversas, relatos de vivências, narração;
§ Nomear a professora, funcionários e colegas;
§ Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
§ As regras de convivência.
§ Orientação Espacial;
§ Percurso de trajeto, localização;
§ Contagem oral;
§ Pintura livre (interferência);
§ Modelagem
§ Recorte e colagem;
§ Roda cantada;
§ Ginástica;
§ Dança;
§ Jogos simbólicos
§ Esquema corporal.
§ Diferentes tipos de sons e músicas diversas.

DESENVOLVIMENTO: 

Atividades que proporcionam o desenvolvimento das diversas formas de linguagem como cantar, dançar, imitar, balbuciar, desenhar, pintar, dentre outras; 
Atividades que auxiliam no desenvolvimento psicomotor como engatinhar, arrastar, correr, rolar, pular, rasgar, amassar, subir, descer, andar em linha reta, empurrar 
Atividades que instiguem a imaginação e a criatividade: faz-de-conta, reconto de histórias e brincadeiras livres 

CRONOGRAMA:

Este tema deverá ser trabalhado o ano inteiro, pois o fluxo de crianças é constante, e constante também se faz a adaptação, uma vez que a cada nova criança  o tema deve ser retomado.
 

AVALIAÇÃO:

 → Manifesta confiança no ambiente da instituição;
→ Vivenciou bem o processo de adaptação;
→ Reconhece pessoas do seu convívio;
→ Comunica ideias e sentimentos através das diferentes linguagens;
→ Reconhece seus colegas de sala e professoras;
→ Brinca com as outras crianças;
→ Reconhece o ambiente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário